top of page

Passos da Integração Social

passo

1

triagem

Triagem é a primeira etapa no processo de reabilitação dos ex-moradores de rua que chegam à Missão Resgatando Vidas encaminhados por igrejas e instituições parceiras ou pelo contato com o programa “Sopão e Salvação”.

 

É nesta fase que recebem os primeiros cuidados para o seu restabelecimento físico, psicológico e social. Durante dois meses, eles desenvolvem terapias ocupacionais e aprendem sobre a importância de cumprir todo o processo de recuperação.

 

No fim desta fase, são conduzidos ao Centro de Recuperação para a segunda etapa. A Missão Resgatando Vidas possui um de Triagem localizado na Av. Antônio Lemos, 1100 –centro - Santa Izabel do Pará. Mesmo afastado, segue as mesmas características e visão de trabalho.

passo

2

RECUPERAÇÃO

A recuperação é a segunda etapa no processo de reabilitação dos internos, que acontece na base localizado na Rua Nova Olinda. 1020 – zona rural Santa Izabel do Pará.

 

Sempre acompanhados pelos obreiros, o dia desses internos possui uma rotina preestabelecida, com horários que todos devem cumprir. “Por terem passado muito tempo nas ruas, os internos precisam ter responsabilidade, reaprender a cumprir horários e respeitar normas”, explica Miss. Otacília Seixas, presidente e fundadora do Centro de Recuperação.

 

Com quase 8 anos de experiência, ela ressalta que o trabalho é fundamental para obter bons resultados no processo de recuperação e ressocialização. Fazem parte das atividades desenvolvidas: um culto devocional pela manhã, terapias ocupacionais, momentos de lazer, esporte e um culto à noite, eventualmente substituído por palestras ou filmes educativos.São servidas quatro refeições diárias.

 

Além das visitas semanais permitidas aos domingos, mensalmente é realizado no Centro de Recuperação o Culto da família, momento em que os internos e suas visitas participam de uma programação especial. 

passo

3

reintegração

Sendo a terceira e última etapa do processo de reabilitação dos internos, a reintegração tem como objetivo readaptá-los à sociedade e inseri-los no mercado de trabalho, para que tenham condições de manter uma vida digna longe das ruas.

O Centro de Reintegração em Santa Izabel, abriga pessoas que concluíram as duas primeiras fases do tratamento (Triagem e Recuperação) e que não possuem moradia ou não desejam voltar para sua cidade natal. Acompanhados por obreiros, lá eles permanecem por cerca de seis meses. Enquanto não conseguem trabalho remunerado, ajudam nas atividades da Missão Resgatando vidas.

bottom of page